by

Posted

in

Valência “acerta” contas no fecho da época

Com Francisco Mora quase campeão na PRO-AM, tal como sucede em relação a Aloísio Monteiro, na GD 991.2, e a Tiago Gonçalves, na AM 991.1, mas com o “título” da AM 991.2 ainda em aberto, a Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI) chega, este próximo fim de semana (14 e 15 outubro), na última jornada da época, à hora de todas as decisões no circuito espanhol de Valência. Serão dois dias de emoções fortes, no fecho de uma temporada tão interessante quanto competitiva.

“O balanço da Porsche Sprint Challenge Ibérica é amplamente positivo, tanto no plano desportivo como no mediático, podendo dizer-se que alcançamos os objetivos a que nos tínhamos proposto, designadamente em relação ao acordo estabelecido com a Porsche Motorsport. A parceria estabelecida com a RFEDA no ‘Race Weekend’ tem alcançado um grande sucesso, na sequência da promoção efetuada nos circuitos, juntando um número elevado de espetadores, o que tem sido do agrado de todos, face a tal dinâmica.

De qualquer modo, haverá sempre aspetos a melhorar, para correspondermos às expetativas tanto dos pilotos como das respetivas equipas, porque queremos sempre mais e melhor. E é nesse sentido, tendo em vista 2024, que já começamos a trabalhar há algum tempo, de modo a apresentar em breve os principais contornos da próxima temporada”, acentua José Monroy, manager da P21 Motorsport, a empresa responsável pela organização da PSCI.

Para esta derradeira jornada da época, de destacar a participação da dupla da Lob Motorsport constituída por Luís Barros e Rui Alves, nada menos que os pais dos jovens Vasco Barros e Manuel Alves, num 997.2, além da estreia dos espanhóis da Escuderia Faraón, Pedro Lourinho Brás e Pablo Bras Silvero, que já manifestaram a intenção de disputarem a Porsche Sprint Challenge Ibérica em 2024. Relativamente às diferentes categorias, Francisco Mora, na PRO-AM, tem o “título” da mão, atendendo aos 20 pontos de vantagem para Manuel Alves – na Porsche Sprint Challenge Ibérica a classificação final é estabelecida mediante a soma de todos os resultados das 12 corridas – e necessita apenas de concluir estas duas últimas corridas na pista valenciana, enquanto Pedro Salvador terá assegurado, em princípio, o último lugar do pódio, na frente de Vasco Barros.

Em situação muito idêntica à de Mora encontra-se Tiago Gonçalves na categoria AM 991.1, dado o pecúlio de 24 pontos face a Nuno Inocêncio, e o mesmo pode ser dito relativamente a Aloísio Monteiro, na GD 991.2. Soma mais 26 pontos que Miguel Caetano e João Posser, pelo que em condições “normais” precisará apenas de terminar estas duas últimas corridas para confirmar a primeira posição final. Bastante diferente é o “cenário” na categoria AM 991.2, liderada por Ricardo Costa, que tem José Barros, o segundo classificado, a somente oito pontos de diferença, e ainda o espanhol Jorge Ramirez à espreita, embora em posição mais “complicada”, dados os 16 pontos de diferença. As atenções do fim de semana estarão, em princípio, centradas no duelo entre este trio de pilotos.

PROGRAMA

Sábado (14 outubro)
10h30/11h10 – Treino Livre 1
12h45/13h25 – Treino Livre 2
15h15/15h35 – Qualificação 1
18h00/18h20 – Qualificação 2
Domingo
10h30/11h05 – Corrida 1 (28’ + 1 volta)
14h45/15h20 – Corrida 2 (28’ + 1 volta)
*Hora espanhola (menos uma hora em Portugal continental)