by

Posted

in

Francisco Mora categórico na corrida 1 em Jerez

Dominando da primeira à última volta, Francisco Mora triunfou, de forma categórica, na primeira corrida da quinta jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI), na tarde deste sábado, no circuito de Jerez de La Frontera, terminando com uma vantagem de 2.678s face a Manuel Alves, com Pedro Salvador no terceiro lugar do pódio. José Barros venceu na categoria AM e Aloísio Monteiro na GD.

Contrariando todas as expetativas, a corrida foi bastante tranquila, em termos de emotividade, já que a ordem dos seis primeiros lugares da grelha manteve-se inalterável até ao baixar da bandeira xadrez. “O fim de semana começou de forma complicada, já que ontem, nos treinos privados, a caixa de velocidades cedeu e tenho que agradecer aos amigos Pedro e Jorge Silva a cedência de uma, mas também à equipa Veloso Motorsport pelo excelente trabalho desenvolvido.

Esta vitória é para eles e dedico-a também ao malogrado Paulo Alves, pois hoje era o seu dia de aniversário”, começou por referir Mora, acrescentando: “Estou muito feliz por esta vitória, que me deixa mais à-vontade na liderança da PSCI e agora pensarei prova a prova, sem qualquer tipo de pressão. Não necessito de vencer até ao final da época, mas é sempre melhor subir ao lugar mais alto do pódio…”.

Esta foi a sexta vitória consecutiva de Mora e começou a ser desenhada logo nas primeiras voltas, pois se Manuel Alves ainda alimentou esperanças de surpreender o líder, nunca conseguiu, verdadeiramente, ameaçá- lo, muito embora se tivesse destacado em relação a Pedro Salvador que também nada pôde fazer para o duo da dianteira. Vasco Barros e Miguel Lobo também fizeram, praticamente, corridas “isoladas”, nos quarto e quinto lugares.

À semelhança de Mora, o jovem José Barros também esteve intocável na categoria AM, que liderou do princípio ao fim, face ao espanhol Jorge Ramirez e a Gonçalo Fernandes, que na corrida acabaram por trocar de posições em relação à qualificação, com o primeiro a superar o piloto do RGB Racing Team logo depois do arranque. Na parte final, Nuno Inocêncio ainda conseguiu superar Tiago Gonçalves e ascender à quarta posição, com Francisca Queiroz, a única senhora em pista, a concluir mais uma corrida. A história do triunfo de Aloísio Monteiro na categoria GD não foi muito diferente, já que o piloto e “patrão” da The Racing Factory largou da “pole” (nono lugar da grelha) e manteve o primeiro lugar até final, ainda que Rui Miritta não lhe desse muito “descanso”. O piloto de Valongo viu o seu desempenho premiado com o segundo lugar, até porque Miguel Caetano, outro dos seus adversários, cometeu dois erros (“piões”) que o deixaram irremediavelmente para trás.

Corrida 1 (classificação final oficiosa)
1º, Francisco Mora (Veloso Motorsport/Pro-Am), 30.38.306
2º, Manuel Alves (LOB-Mortorsport/Pro-Am), a 2.678s
3º, Pedro Salvador (Pro-Am), a 11.265
4º, Vasco Barros (LOB-Motorsport/Pro-Am), a 20.970
5º, Miguel Lobo (Veloso Motorsport/Pro-Am), a 32.883
6º, José Barros (Veloso Motorsport/AM), a 33.618
7º, Jorge Ramirez (RGB Racing Team/AM), a 1.27.629
8º, Gonçalo Fernandes (AM), a 1.33.520
9º, Aloísio Monteiro (GD), a 1.43.793
10º, Rui Miritta (Monteiros Competições/GD), a 1.47.860
11º, Nuno Inocêncio (AM), a 1 volta
12º, Tiago Gonçalves (AM), a 1 volta
13º, Miguel Caetano (Veloso Motorsport/GD), a 1volta
14º, Francisca Queiroz (AM), a 1 volta
Volta mais rápida: Francisco Mora, com 1.46.944 (média de 149,1 km/h)

PROGRAMA DE JEREZ*

DOMINGO (24 setembro)
10h30/10h50 – Qualificação 2
13h50/14h25 – Corrida 2 (28’ + 1 volta)
*Hora espanhola (em Portugal continental menos uma hora)